Re: Dilma Rousseff o José Serra
FunkFuria;803966 said:
Falta EDUCAÇÃO, D-Nox.
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O aumento de frequencia e/ou a obrigatoriedade da presença em sala de aula não faz um aluno querer estudar e muitas vezes os professores devem colocar presença só p/ ajudar a familía.
Pois é. O que tava falando era algo sobre isso. O sistema de educação
brasileiro é puramente behaviorista: repetição, memorização.
De um ponto de vista cognitivo, isso funciona, com sua devida aplicação. Porém, a estratégia usada é errada.
Teve uma discussão sobre isso outro dia na faculdade, a partir de um texto que a gente leu (sobre aquisição de linguagem). Basicamente, a idéia que se tem hoje, usando o behaviorismo, é que parte do professor a educação e que o aluno é só um receptaculo de informações.
Mas na verdade, o aluno sempre vai criar cadeias de referências pra poder dar um valor semântico praquilo que ele tá aprendendo. Isso é mais forte na alfabetização, quando existe a passagem da escrita pictográfica (desenhos) pra escrita alfabética. Se o professor falha em transmitir pro aluno o conteúdo de forma que o aluno consiga estabelecer um vínculo com a informação, o aluno não consegue absorver a mesma. Então basicamente o que existe é uma inversão de papéis. O professor passa a ser um transmissor e a educação parte do aluno.
O MEC tá tomando aos poucos algumas medidas pra acabar com isso, só que existe uma outra realidade extremamente desconcertante: os professores não recebem uma educação boa.
Que nem o Beho citou sobre as aulas de filosofia, na Filosofia os alunos não recebem um direcionamento, fica por conta deles decidir qual é o plano de estudo (em acordo com o pedido da escola). Não só isso, mas a filosofia educacional hoje em dia toma forma de História da Filosofia, ou História do Pensamento, como padronizado entre as escolas. Não adianta nada chegar pra um aluno de quinta série e falar que Platão viveu há 2500 anos atrás e que ele só escrevia coisas que Sócrates dizia. Não adianta também dizer que Aristóteles define a felicidade como o viver virtuoso, porque os alunos estão se cagando pra Aristóteles. Aristóteles não existe no Xíbipíio deles (algo como meio existêncial, algo "palpavel"). Então enquanto isso leva alguns poucos a se interessarem pelo assunto, a maioria fica por fora.
Isso acontece também na alfabetização, e o fato que exemplifica isso foram meus alunos que não sabiam ler, dois garotos e uma garota. E quando chega na aula de Português, a coisa piora. Eu to na Letras há quatro períodos e ainda não vi nada sobre ensino que seja aplicável, ou que seja material. Outra, no Bacharel, onde a ênfase seria o conhecimento da linguagem como linguagem (aproveitando Heidegger), nós só temos duas matérias, que são sobre revisão de texto, matérias que deveriam estar incluídas na licenciatura!
Na geografia isso se repete (faço algumas aulas lá). E ai a gente pensa: "faculdade ruim é foda!", mas isso é a PUC. Eu nem ouso imaginar como seriam essas aulas na Estácio de Sá, ou em outras.
Isso é um reforço pro meu comentário que
TODO O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO É FALHO, do ínicio ao fim.
E não, nem todos os países usam a mesma forma de educação. Acho que o behaviorismo já foi banido das escolas de alfabetização nos EUA há algum tempo, a gente pode perguntar no Off-Topic pra confirmar, alguém por lá deve saber. Já há muito tempo que existe um movimento anti-behaviorista na educação no mundo, porque é um sistema falho. É do tipo do "até que funciona, mas tá dando muito problema". E pra mudar isso no Brasil, todo o sistema educacional tem que ser mudado, por ser totalmente baseado nessa única forma de aprendizagem.
D-Nox;803997 said:
Concordo que a bolsa deveria ser melhor fiscalizada, isso sem dúvida. Mas o que eu acho que está fazendo vocês se equivocarem, é porque vocês vêem a bolsa como uma solução(que pra vocês não funciona).
Acho que o Lula quando deu entrevista sobre a bolsa, logo no ínicio, disse que não era uma solução, mas uma contenção ou algo do tipo. Ainda sim, é uma coisa ilusória. No dia que a bolsa for extinta, hipotéticamente, uma penca que saiu da pobreza por causa dela vai voltar pra pobreza.
O que eu acho válido é o argumento do Ageless de que o dinheiro poderia estar sendo investido de melhor forma... mas qual? Educação é muito vago... Uma proposta dessa deve ser mais específica... não adianta nada acabar com a bolsa, pegar o dinheiro e distribuir entre os governadores como verba de educação.
Eu acho que o investimento da Bolsa em si deva ir pro próprio crescimento econômico, na geração de empregos fixos. Talvez um investimento na iniciativa privada ou na própria criação de estatais que dêem algum retorno, mesmo que a longo prazo.
A educação tem um bom investimento federal (eu considero), o que ela precisa é de uma revitalização. Se quem estuda hoje numa escola pública se sentir educado, perceber a mudança que o aprendizado causa nele, a situação dos alunos atual muda completamente. E isso só vai acontencer quando a educação se adaptar ao aluno, ao invés de tentar forçar o aluno a se adaptar à educação.